FANDOM

Autor:? Marco Moura

Colaboradores:? sfasgdg e zdfgghh

IntroduçãoEditar

? ? A energia que o nosso corpo usa vem dos açúcares, gorduras e proteínas que adquirimos através da nossa alimentação, substâncias essas que reagem com o oxigênio. No interior das células, os nutrientes reagem quimicamente com o oxigênio, sob a influência de diversas enzimas (proteínas especializadas) que controlam a velocidade ou a intensidade das reações que canalizam a energia. Por conta disso, essas fontes de energia são usadas pelas células do nosso corpo através de uma substância chamada adenosina de trifosfato, ou ATP como é mais conhecido. Por isso o ATP é considerado como a “moeda energética” do nosso corpo.? ?

Dengue3

Foco potencial de dengue Fonte: http://dfzsfgdfgsf

O ATP consegue armazenar grande quantidade de energia através de duas ligações fosfato de alta energia da sua estrutura, que conseguem armazenar até 12.000 calorias nas condições físicas do nosso corpo, o que é muito maior que a energia armazenada na ligação química padrão de outros compostos orgânicos, o que dá origem à expressão ligação de “alta energia”. Além disso, as duas ligações fosfato de alta energia? são muito? lábeis? ou instáveis, de modo que podem ser rompidos instantaneamente quando necessários, para que possam promover as diversas funções que a célula desempenha. A quantidade de energia existente em cada ligação, quando liberada pela decomposição do ATP, é suficiente para desencadear a ocorrência de quase todas as reações químicas que acontecem no nosso corpo. A maioria das reações químicas do nosso corpo utiliza apenas parte dessa energia, sendo que o restante é perdido pelo corpo na forma de calor.