FANDOM

Alimentação e atividade física: Editar

Para se realizar uma atividade física com um bom rendimento, deve-se começar com uma alimentação adequada. Como os nutrientes mais utilizados pelos músculos durante uma atividade são os carboidratos (principalmente no início do exercício), é de extrema valia que o atleta tenha uma alimentação rica desse composto. Essa ingestão suplementar de carboidratos não é importante apenas durante o exercício, em que serão usados como fonte principal de energia, mas também para que haja a recuperação do glicogênio muscular após a atividade física. Nas pessoas que mantém um hábito regular de ingestão de carboidratos, a reposição de glicogênio ocorre de maneira mais intensa e em menor número de dias do que nas pessoas que mantém hábitos de ingestão de gorduras e aminoácidos maiores do que de carboidratos. Dessa forma, podemos concluir que um atleta deve ter uma alimentação com quantidades consideráveis de carboidratos após a realização do exercício e precisa evitar realizar atividade física exaustiva pelo menos dois dias antes da atividade, pois serão nesses dois dias que se restabelecem as reservas de glicogênio no organismo. No entanto, quando a atividade física está intensa e com longa duração, de forma que se esgotam as reservas musculares de glicogênio, as substâncias que serão utilizadas para produzir energia serão as gorduras, sob a forma de ácidos graxos e ácido acetoacético.

Asma1

Figura1: www.huiedfygeyfu.com

O grau de eficiência para o desempenho físico do alimento está intimamente relacionado com o seu índice glicêmico (IG). Este valor indica quanto a glicose ingerida é capaz de aumentar a glicemia. Antes da prática da atividade física, o indivíduo deve consumir alimentos com índice glicêmico baixo ou médio. São eles:

Figura1

Fonte: [1]

Mas depois da atividade física, é preferível que a pessoa realize ingestão de alimentos que apresentam índice glicêmico elevado, a fim de otimizar a reposição do glicogênio. Estes alimentos são:

<<<Quadro2>>> Fonte: http://nutricaoparaoesporte.blogspot.com

Benefícios da hidratação do atleta: Editar

É essencial que haja reposição de líquidos durante uma atividade física de grande resistência porque devido ao suor, o atleta perde quantidades expressivas de eletrólitos, correndo-se o risco de haver cãibras musculares, náuseas e outros efeitos mais graves. Recomenda-se a ingestão de líquido antes, durante e depois do exercício. A ingestão que precede a atividade física é fundamental para que o indivíduo comece a atividade bem hidratado; durante o exercício é importante para compensar as perdas decorrentes do suor; ao final da atividade a ingestão deve ser realizada para suprir as perdas extras que ocorrem pela diurese e também pelo suor. Quando a pessoa está realizando uma atividade física de grande intensidade e sem intervalos, é fundamental que haja a ingestão de bebidas isotônicas, com o intuito de repor não apenas os eletrólitos, como também carboidratos.

Ninféias

Fonte: www.honoris.pt

Fonte: http://www.honoris.pt/sportscience_pt/images/imagens/correr_com_agua.jpg