FANDOM

IntroduçãoEditar

É natural ao homem o desejo de ir mais além do que os outros normais já foram, com isso, o fundo dos oceanos, mares, rios e lagos sempre despertaram a curiosidade de todos. Porém, ao mergulhar, o peso da água exerce uma forte pressão ao redor do corpo, que aumenta muito à medida que a profundidade aumenta.

As condições hiperbáricas, alteram a absorção e transporte de gases no organismo. Os mergulhadores estão normalmente mais expostos aos gases nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, e a elevação na pressão destes gases pode causar efeitos significativos sobre o corpo humano.

A pressão atmosférica é de 1atm, ao nível do mar, ou 760mmHg, quando seres humanos mergulham no mar a pressão ao redor de seus corpos aumentam extraordinariamente ( cerca de 1atm a cada 10 metros), e para evitar que os pulmões entrem em colapso é preciso que o ar seja fornecido sob alta pressão, isto expõe o sangue dos pulmões à gases alveolares que se acham sobre pressões extremamente altas, sendo esta situação denominada hiperbarismo.

<<Figura01>>

Graciosal 018

Fonte: http://pt-br.infomedicarascunho.wikia.com/wiki/Especial:CreatePage

Fonte: http://www.terradomar.com

Relação entre profundidade do mar e a pressão exercida sobre o organismo

Conforme ocorre o aumento da profundidade, há uma compressão dos gases em volumes cada vez menores. Por exemplo à 10 metros de profundidade (correspondente a 2 atm) 1 litro de gás já foi comprimido a apenas meio litro. Portanto o volume o qual uma quantidade de gás écomprimido é inversamente proporcional à pressão.

Tarde de domingo em Joinville

Tarde de domingo em Joinville

EpidemiologiaEditar

Segundo a Lei de Boyle e Mariotte, os volumes dos gases são inversamente proporcionais às pressões. Isso quer dizer que o ar contido no nossos pulmões e nas outras cavidades do nosso organismo é submetido ao aumento da pressão hidrostática que dobra a 10 metros de profundidade, será reduzido nesta profundidade a metade do seu volume. Portanto a 30 metros de profundidade, onde pressão hidrostática é de 4 atmosferas, o volume desse ar será reduzido a ¼.

<<Figura 02>>