FANDOM

Figura1
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o apagão é assunto encerrado e anunciou que o Ministério de Meio Ambiente irá emitir, na próxima segunda-feira, a licença previa para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. "O blecaute é um assunto encerrado. Foi possível restaurar todo o sistema dentro de pouco tempo. A reunião foi exclusivamente para tratar de Belo Monte. O licenciamento esta demorando bastante e nós necessitamos dela para a garantia do sistema elétrico brasileiro", disse Lobão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu, nesta quinta-feira, todas as autoridades do setor de energia, junto com o Ministério de Meio Ambiente, Ibama e Instituto Chico Mendes, para acelerar as medidas que liberam a licitação das obras da hidrelétrica de Belo Monte. "Trata-se de uma iniciativa para conservara a segurança energética do País. Belo Monte é uma usina de 11 mil MW, será terceira maior do mundo. A licitação deve ser feita ainda este ano", afirmou o ministro.

O ministro negou que a aceleração da concessão de licença prévia ambiental seja uma resposta às criticas de que faltam investimentos do setor de energia. "Não tem nada a ver com o apagão. Belo Monte tem sido projetada há muitos e muitos anos. A licença estava demorando", disse.

Sobre o blecaute da última terça-feira, o ministro de Minas e Energia afirmou que o governo está encaminhando todas as medidas para melhorar cada vez mais o sistema elétrico, sem detalhar que providências são essas. A conclusão das obras de Belo Monte está prevista para 2013.

[[1]]