FANDOM

METODOLOGIA

Trata-se de estudo observacional longitudinal tendo por sujeitos os pacientes portadores de dispepsia submetidos a Endoscopia Digestiva Alta (EDA) no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville (SC).

Teste Editar

Caracterísiticas do ambiente de pesquisa

O estudo será realizado no município de Joinville em Santa Catarina, de economia industrial (fundição, plásticos e componentes industriais) e de serviços (informática, comércio e turismo de eventos). Joinville conta hoje com uma população estimada de 515.288 habitantes de acordo com o último senso realizado no ano de 2010 e ocupa o décimo terceiro lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Humano (PNUD, 2009). Em relação aos serviços de saúde em Joinville, observa-se que 36,4% da população residente dispõem de Plano de Saúde Suplementar de assistência médica, porém deve-se observar que esta população ainda é usuária do SUS, principalmente em serviços de urgência, de referência, de vigilância e de apoio. O município conta com sessenta e duas unidades básicas de saúde. A assistência ambulatorial especializada e de apoio do SUS em Joinville, sem computar os serviços vinculados aos hospitais, compreende o Laboratório Municipal e treze Unidades e Serviços de Saúde próprios, dez laboratórios e vinte clínicas e centros de diagnóstico privados, contratados de forma complementar ao SUS, além da Central de Regulação e do Serviço de Tratamento fora do Domicílio (TFD).

O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt é de alta complexidade e apresenta um fluxo de clientela que abrange atendimento de demanda espontânea e referenciada. Desde 1999 apresenta administração estadual. A partir do ano de 2001 tornou-se Hospital Escola e atualmente oferece programas de Residência Médica nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Terapia Intensiva e Gastroenterologia. Atualmente é responsável por duzentas endoscopias mensais de pacientes encaminhados da rede de atenção básica à saúde no município de Joinville, correspondendo a mais de 70% das endoscopias realizadas por mês aos pacientes do SUS.

Doredebarriga1

Fonte: http://www.infomedica.com.br

Seleção dos sujeitos

Critérios de inclusão

Serão incluídos todos os pacientes dispépticos, maiores de 18 anos, encaminhados pela atenção básica para realizar o primeiro exame de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt de Joinville no período de julho de 2011 à julho de 2012, e que aceitarem participar do trabalho. Dispepsia será caracterizada como um ou mais dos seguintes sintomas: dor ou desconforto no meio do peito (não relacionada a problemas cardíacos), dor retroesternal (dor ou desconforto de queimação no peito), plenitude pós-prandial (sensação desconfortável de estar cheio após uma refeição habitual), empachamento (incapacidade de terminar uma refeição de tamanho habitual), dor ou queimação no meio do abdome ou no quadrante superior direito (acima do umbigo, mas não no peito), regurgitação (sensação de retorno do conteúdo gástrico ao esôfago ou à boca).

MarcoMoura 12h22min de 24 de novembro de 2011 (UTC)</p>