FANDOM


História Natural da Doença e História Social da DoençaEditar

História Natural da Doença: "Assemelha-se a uma tragédia grega, onde o destino dos personagens são previamente determinados, cabendo-lhes sofrer, agindo o mais adequadamente possível, nas condições dadas". (Anotações em Sala. Prof. Guilherme Lima, 2013)

História Social da Doença: "Assemelha-se a uma novela, onde o desenvolvimento da história é decorrente dos atos individuais, corretos ou não, de cada um dos vários personagens". (Anotações em Sala. Prof. Guilherme Lima, 2013)

Modelo Tradicional Saúde - DoençaEditar

Arquivo:Modelo Tradicional Saúde - Doença.png
Nesse modelo, perceba que um desequilíbrio entre agente e hospedeiro é o que determina a possibilidade de desencadeamento da doença.

É notório também que esse equilíbrio é somente garantido pelo ambiente. Sem levar em consideração, portanto, a participação da vulnerabilidade do doente e nem mesmo a sua susceptibilidade. A balança em questão sofrerá um desnível de acordo com a potencial do fator envolvido (agente e hospedeiro). No caso de doença instalada, por exemplo, o agente será mais "pesado". Fazendo com que o a balança se altere, elevando o hospedeiro.

Situação de Doença Instalada: Agente > Hospedeiro

Situação de Resposta Imunológica Satisfatóia: Agente < Hospedeiro

Embora tradicional, essa tríade de fatores que determinam o desenvolvimento ou não de um quadro clínico não é mais o modelo referência de apresentação epidemiológica.

Modelo de Leavel - ClarkEditar

Arquivo:Modelo de Leavel e Clark.png