FANDOM

Aqui você poderia colocar qualquer texto como:

O ministro Editar

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) reafirmou no início da noite desta quarta-feira, em Brasília, que o blecaute que atingiu 18 Estados entre a noite de ontem e a madrugada de hoje ocorreu devido a fenômenos climáticos. Segundo ele, descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP) foram a causa do desligamento de três linhas de transmissão e o consequente desligamento da usina hidrelétrica de Itaipu.

"Houve um curto-circuito nos três circuitos que vêm de Itaipu", afirmou Lobão, após participar CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico). Segundo o ministro, houve desligamento das linhas de transmissão para que o problema não se propagasse.

Figura1

INPE Editar

Lobão afirmou que o próprio Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espacias) confirmou a concentração muito grande desses fenômenos na região. "No Brasil há a maior concentração desses fenômenos, nessa região mais ainda", afirmou.

Entretanto, mais cedo, técnicos do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Inpe, afirmaram que as chances de um raio ter sido a causa do apagão são mínimas.

"O sistema do Brasil é bom. Uma das máquinas perfeitas que a humanidade criou é o avião, e o avião também cai. Houve um acidente e vamos esperar para que não mais ocorram", disse Lobão.