FANDOM

Doenças Neurodegenerativas Editar

As doenças neurodegenerativas podem ser essencialmente definidas como doenças nas quais acontece a destruição de neurônios, progressiva e irreversivelmente. Mas para entender o mecanismos destas doenças, é importante antes de tudo conhecer a composição e o funcionamento do Sistema Nervoso, para compreender mais facilmente o que um problema em determinada área, irá ocasionar.

Sistema Nervoso Editar

O Sistema Nervoso é responsável por receber, armazenar, transmitir e processar todas as informações. Ele tem a função de controlar todos os outros sistemas a fim de que o organismo funcione adequadamente. Juntamente com outros sistemas, como o endócrino, o Sistema Nervoso possibilita que o corpo perceba variações do meio externo e interno e reaja adequadamente perante essas variações para manter sempre o equilíbrio do corpo, que é chamado de homeostasia. Pode-se dizer então que o Sistema Nervoso está envolvido com praticamente todas as funções corporais, direta ou indiretamente. Divide-se o Sistema Nervoso em 2:

• Sistema Nervoso Central

• Sistema Nervoso Periférico

O Sistema Nervoso Central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal e é o local onde se recebe, processa e integra as informações. Pode-se dizer que o Sistema Nervoso Central é o local onde se toma decisões e envia ordens a serem executadas. O encéfalo, o qual pesa mais ou menos 1,4kg, é composto pelos hemisférios cerebrais, também chamados de telencéfalo, pelo diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo e tronco encefálico (dividido em bulbo, ponte e mesencéfalo).

Cortex2

Fonte: http://guia.heu.nom.br

No Sistema Nervoso Central, existem dois tipos de substância, a substância cinzenta que são os corpos dos neurônios e a substância branca, que é formada pelo prolongamento dos neurônios, chamados de axônios, como será visto adiante. No encéfalo (exceto no bulbo do tronco cerebral) a substância cinzenta fica mais externamente e é ali que as informações são processadas no cérebro, enquanto que a substância branca está internamente, sendo por ela que as informações chegam ou são enviadas pelos neurônios. Já na medula e no bulbo do tronco cerebral ocorre o inverso, a substância branca fica do lado externo e a substância cinzenta do lado interno.

Image019

Fonte: http://vestibulares.passei.com.br

Nos dois hemisférios cerebrais, ou telencéfalo, a substância cinzenta constitui o chamado córtex cerebral, o qual é dividido em mais de 40 áreas com funções próprias, como memória, sensibilidade, função motora, fala, olfato, audição, comportamento, dentre diversas outras. Vale lembrar que o córtex tem diversos sulcos e pregas (giros), dando aquela característica aparência do cérebro, para poder entrar na caixa craniana. Isso porque, com a evolução, os hemisférios cerebrais humanos foram aumentando e, para conseguir caber dentro do crânio (que não acompanhou seu crescimento), os hemisférios precisavam compactar-se, por isso desenvolveram-se pregas e sulcos. A área do córtex cerebral de 1.500 cm2, o que corresponde ao tamanho de aproximadamente 2 páginas de jornal, mesmo assim, apenas 1/3 da superfície fica exposta. O córtex é dividido em lobos e cada hemisfério contém 5 lobos, cada um com funções específicas, sendo eles:

• Lobo Frontal

• Lobo Parietal

• Lobo Temporal

• Lobo Occipital

• Ínsula

Sinapsejjjj

http://pt.reddit.com/domain/4.bp.blogspot.com