FANDOM

Aluna: Daniela Nos

Colaboradores: Camila Simão e Jéssica de Andrade

IntroduçãoEditar

Os acidentes domésticos são responsáveis por um grande número de mortes de crianças, no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, cada ano são registradas 6 mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, vítimas desse tipo de acidente.?

Alguns fatores estão relacionados à maior ocorrência de acidentes, a idade da criança é uma delas. O desenvolvimento da criança é diferente para cada idade, por exemplo, um bebê não pode correr e andar, diferente de uma criança maior, e por isso os acidentes também são diferentes para cada uma delas. O ambiente físico também influencia: uma casa mais segura, em melhor estado de conservação, fios elétricos protegidos, gás fora do domicílio, podem evitar diversos acidentes. A maioria dos acidentes domésticos são preveníveis, em outras palavras, as pessoas podem adotar medidas, algumas muito simples, para evitar que esses acidentes aconteçam e causem danos graves às crianças. Se houvesse essa prevenção, sem dúvida não teríamos tantas mortes e vítimas desse tipo de acidente.

Vilões domésticosEditar

ACID.DOMESTICOS 1

Fonte: http://gentedefamilia.blogspot.com.br/2011/11/previna-se-contra-os-acidentes.html

?

Alguns instrumentos podem facilitar a ocorrência dos acidentes, ou seja, trazem maior risco para a criança. Por isso devem ser utilizados com cautela ou eliminados da casa, para que haja mais segurança. Além disso, algumas áreas da casa também trazem maior risco e por isso, deve-se adotar medidas de prevenção.

Cozinha:Editar

A cozinha é o maior vilão, pois nela estão vários utensílios de uso domésticos que podem ser muito perigosos. Por exemplo, o fogão pode causar sérias queimaduras, as facas, garfos e tesouras também são perigosos, por serem pontiagudas e causar cortes facilmente, o gás se não estiver devidamente colocado também gera sérios acidentes. Na cozinha pode acontecer acidentes como: queimaduras, ferimentos, intoxicações, sufocamento e engasgo.? Previna acidentes na cozinha adotando algumas medidas:?
ACID.DOMÉSTICOS 2

http://www.fontedigital.com/tag/evitando-acidentes-domesticos/

*Não deixar as crianças correrem dentro da cozinha enquanto algum adulto está cozinhando;
  • Deixar o cabo da panela virada para o centro do fogão;
  • Guardar em um local fora do alcance das crianças fósforos e isqueiros,
  • O Gás deve estar fora da casa e ter válvula de segurança;
  • Evitar que crianças cheguem perto do forno, quando está sendo usado,
  • Facas, garfos, tesouras e outros objetos pontiagudos devem ser guardados fora do alcance das crianças;
  • Travessas, pratos e copos, também devem ser guardados onde crianças não podem pegar, pois podem cair, quebrar e gerar graves ferimentos;
  • Detergentes e sabões devem ser guardados longe do alcance também;
  • Manter o lixo sempre fechado.